Início  Contacto - Yara Belchior Perfil Psicanálise e o Social
Destaques
BANESE Card
 Notas/Colunas
 Abraço de Chegada
 Mensagem do Dia
 Entrevistas
 Perfil do Leitor
 Artes/Literatura
 Iridologia
 Palestras
 Sexo
 Tudo é Energia
 Colunas Anteriores
 Email's e Respostas
 SOS Cidades
 Flashes e Eventos
 Esportes/Turismo
 Municípios
 Classificados
 Astral
 Artigos/Reflexões
 Meio-Ambiente
 Salve, Jorge!
 Santos e Orixás
 

PSICANÁLISE E O SOCIAL - VIOLÊNCIA EMOCIONAL: COMO ELA OCORRE

31/05/2008, 19:28

 

 

www.yarabelchior.com.br   

 

 

 

O Portal e Provedor InfoNet tem uma média de 40 mil acessos diários. 

 

 

 

 

www.salvejorge.com - Salve, Jorge! 

 

 

 

 

 

 

 

Psicanálise e o Social

 

Violência Emocional:

Como Ela Ocorre ...

 

 

 

O passado é como o avesso, olhando para fora, quando precisaria olhar para dentro dele mesmo.

 

 

 

" - Rejeição de carinho, ameaças de espancamento à mulher e seus filhos, impedimentos à mulher de trabalhar, ter amizades ou sair; por sua vez, o parceiro lhe conta suas aventuras amorosas e, ao mesmo tempo, a acusa de ter amantes.

 

 

 

Uma pesquisa realizada no Chile identificou que existem diversas manifestações da violência psicológica e o autor(16) assim as classificou:

 

 

 

- Abuso verbal: rebaixar, insultar, ridicularizar, humilhar, utilizar jogos mentais e ironias para confundir;

 

 

- Intimidação: assustar com olhares, gestos ou gritos, jogar objetos ou destroçar a propriedade;

 

 

- Ameaças: de ferir, matar, suicidar-se, levar consigo as crianças;

 

 

- Isolamento: controle abusivo da vida do outro por meio da vigilância de seus atos e movimentos, escuta de suas conversações, impedimento de cultivar amizades;

 

 

- Desprezo: tratar o outro como inferior, tomar as decisões importantes sem consultar o outro;

 

 

- Abuso econômico: controle abusivo das finanças, impor recompensas ou castigos monetários, impedir a mulher de trabalhar embora seja necessário para a manutenção da família.

 

 

É importante destacar que as vítimas de violência psicológica, muitas vezes, pensam que o que lhes acontece não é suficientemente grave e importante para decidir-se por atitudes que possam impedir esses atos, incluindo denunciá-los aos órgãos competentes.

 

 

Algumas vítimas acreditam que não teriam crédito, caso denunciassem seu agressor. Em outros casos, alguém que a mulher respeita lhe diz que deve permanecer nessa relação abusiva pelo bem de seus filhos ou para garantir os direitos adquiridos através do casamento(16).

 

 

Muitas mulheres não se atrevem a falar ou denunciar que são vítimas de maltratos, por temor das ameaças do agressor contra elas e seus familiares.

 

 

Muitas manifestações indiretas de violência compõem os chamados "atos destrutivos" que são formas de agressão ou pressão psicológica usadas pelo homem em um relacionamento conflitante as quais impossibilitam a livre circulação da mulher", destacam Letícia Casique Casique e Antonia Regina Ferreira Furegato em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692006000600018&lng=pt&nrm=&tlng=pt .

 

 

 

Assim, por estas e tantas outras é que podemos afirmar que a violência emocional ou psicológica é uma morte só, da mente ao corpo, considerando-se que a pessoa perde a auto-estima, o poder sobre si mesma, em decorrência do medo, do flagelo, da intimidação, sofrendo as mais danosas consequências, extensivas à família.

 

 

 

 

Consequências da Violência

 

 

 

" - Físicas: lesões abdominais, torácicas, contusões, edemas e hematomas, síndrome de dor crônica, invalidez, fibromialgias, fraturas, distúrbios gastrintestinais, cefaléias, dor abdominal, síndrome de intestino irritável, queimaduras, lacerações e escoriações, dano ocular, funcionamento físico reduzido, fadiga crônica, mudanças bruscas de peso.




 

- Sexuais e reprodutivas: distúrbios ginecológicos, fluxo vaginal persistente, sangramento genital, infertilidade, doença inflamatória pélvica crônica, complicações na gravidez, aborto espontâneo, disfunção sexual, doenças sexualmente transmissíveis, inclusive HIV/AIDS, aborto sem segurança, gravidez indesejada, retardo no desenvolvimento intra-uterino, morte fetal e materna.




 

- Psicológicas e comportamentais: abuso de álcool e drogas, depressão, ansiedade, distúrbios da alimentação e do sono, sentimentos de vergonha e culpa, fobias e síndrome de pânico, inatividade física, baixa auto-estima, distúrbios de estresse pós-traumático, tabagismo, comportamentos suicidas e autoflagelo, comportamento sexual inseguro.

 

 

 

A violência contra a mulher, especialmente por parte de seu parceiro, é uma carga que se apresenta para os serviços de saúde em função dos custos que gera.

 

 

 

Esta violência não só causa danos físicos e psicológicos às mulheres, mas também, implica riscos para seus filhos.

 

 

 

Presenciando a violência emocional dentro da família, incrementa-se nas crianças as probabilidades de sofrer depressão, ansiedade, transtornos de conduta e atrasos no seu desenvolvimento cognitivo.

 

 

 

Além do mais, aumenta o risco de se converterem, por sua vez, em vítimas de maltrato ou futuros agressores", enumeram Letícia Casique Casique e Antonia Regina Ferreira Furegato em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692006000600018&lng=pt&nrm=&tlng=pt .

 

 

 

É esta a mensagem que posso dar hoje, e espero seja útil a muitos cidadãos: homens, mulheres, crianças, idosos e pessoas em busca de si mesmas e de um mundo melhor.

 

 

 

Infelizmente, denunciar é preciso!

 

 

Leia o artigo completo em:

 

http://www.yarabelchior.com.br/ler.asp?id=82&titulo=psicanalise_social   

 

 

 

Salve, Jorge!

 

Yara Belchior – www.infonet.com.br/yarabelchior

 

 

 

 

 

 

 

 

Salve, Jorge!

 

 

Mês de Maio, mês de Maria, mês de muitas luminosidades: Salve os Pretos Velhos, que muito esclarecem e ajudam a humanidade com seus espíritos muito sábios, esclarecidos, escondidos nas imagens que as pessoas se acostumaram a ver, que, aliás, são também muito boas. Salve, Jorge, Salve! Salve todos os Orixás, guerreiros e espíritos de luzes na luta do dia a dia. Que muitas bênçãos de Deus, dos Orixás e dos Espíritos de luzes caiam sobre nós, Amém!

Que São Jorge Guerreiro, todos os Orixás e Espíritos de luzes continuem nos protegendo e abrindo os nossos caminhos hoje e sempre, Amém.

 

 

 

 

 

Yara Belchior é Jornalista-Colunista; Bacharela em Letras-Português(UFS); Pós-Graduação na primeira turma de Psicanálise(UFS), 1999; Iridologia/AMI; Entre as Colunas que assinou está a “Ponto de Vista”, da Revista Veja.

 

  

E-mail: yarabelchior@yarabelchior.com.br

 

 

 

Reproduções somente com autorização da Coluna Yara Belchior.

 

 

Retorne e guarde em seus sites preferidos: 

 

 

www.infonet.com.br/yarabelchior

 

www.salvejorge.com

 

 

Aperte a tecla F5 para atualizações.

 

 

Deus está conosco J

Paz, Amor, Saúde, Energia Positiva, Dinheiro, Sucesso, Proteção e Prosperidade J

ENVIAR
IMPRIMIR

Anteriores:
Yara Belchior na Infonet
Yara Belchior no Facebook
Banese
www.yarabelchior.com.br - Todos os direitos reservados. Proibidas cópias, transcrições e reproduções sem prévia autorização.